-
Arquitetos: depA architects
- Ano: 2020
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A pequena e preexistente casa de Matosinhos pertence a um conjunto de prédios semelhantes que perpetuam a memória e a identidade da cidade. A forma alongada da propriedade contrasta com as dimensões curtas e estreitas da casa.
Quando a visitamos pela primeira vez, a casa já estava desinibida e o edifício principal foi estendido para o quintal através de vários e consecutivos anexos com divisões minúsculas e interiores sem iluminação natural nem ventilação. Para manter viva a memória que guarda a casa, mantivemos o seu edifício principal, embora tenhamos criado mudanças necessárias na sua organização. Desde a entrada definimos o eixo principal de composição que atravessa a casa no seu fundo. A nova construção do quintal envolve dois pátios que mantêm todos os espaços sociais em clara relação entre si e com o jardim exterior. Assim, os espaços verdes participam diretamente no ambiente do edifício e também se estendem ao telhado verde acima da construção sinuosa no quintal.
No primeiro andar localizam-se os espaços privados da casa. Mesmo que tenham sido colocados em piso separado, seu acesso é por mezanino perfurado e em relação aos espaços do piso inferior e pontuado por aberturas que permitem vistas transversais e acentuam a profundidade da composição. Construtivamente, foram mantidas as técnicas e materiais existentes no edifício principal e, ao mesmo tempo, foram assumidos novos elementos de concreto no novo ramal. Apesar disso, há uma contaminação de cores e materiais entre o preexistente e o novo, tornando o edifício um organismo vivo.
O concreto aparece em a fachada principal devido às adaptações necessárias para criar uma entrada de garagem, no entanto surge como uma mimética da tectónica existente. A cor ocre do solo argiloso da propriedade migra para o gesso das paredes circundantes e para o pigmento do piso de cimento em todo o piso térreo. A cor verde, inicialmente apenas nos azulejos existentes na fachada principal, foi transportada para os novos azulejos mas também para as fachadas dos fundos e carpintarias interiores que atravessam todos os espaços.